Álcool e doenças cardíacas: beber moderadamente é bom?

Álcool e doenças cardíacas: beber moderadamente é bom?

Revisado cientificamente por: Michael A. Smith, MD

Se você gosta de uma bebida casual aqui ou ali e está preocupado com os efeitos que ela pode ter em seu corpo, não se preocupe! Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology revelou que o consumo moderado de álcool pode ter efeitos protetores contra o risco de doenças cardíacas e pode até diminuir o risco de mortalidade por todas as causas.

O estudo, liderado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública e Medicina de Prevenção da Universidade Monash, analisou dados de 18.000 americanos e australianos com mais de 70 anos. Um aspecto crucial do estudo foi que os participantes eram saudáveis, sem nenhum registro anterior de eventos de doenças cardiovasculares. , demência diagnosticada ou qualquer deficiência limitante da independência. Eles foram acompanhados por mais de quatro anos e responderam a questionários de autorrelato sobre quantos dias por semana bebiam e a média de bebidas padrão por dia que tomavam.

Com base nas informações, os pesquisadores calcularam a ingestão de álcool em gramas por semana; uma bebida padrão nos EUA é equivalente a 14 gramas e 10 gramas na Austrália. Os pesquisadores então organizaram as informações em cinco grupos:

  • Sem consumo de álcool
  • 1-50 g/semana
  • 51-100 g/semana
  • 101-150 g/semana
  • >150 g/semana

O estudo constatou que, independentemente do sexo, os participantes que consumiram 51-100 g/semana (entre 3,5 a 7 doses), que definiram como consumo moderado de álcool, apresentaram risco reduzido de doença cardíaca e menor risco de mortalidade, quando comparados aos aqueles que nunca consomem álcool.

Mas antes de começar a servir sua bebida preferida, é importante interpretar essas descobertas com cautela. Embora possa ser verdade que tomar uma bebida ocasional durante a semana pode beneficiar sua saúde, o consumo excessivo de álcool está associado a vários riscos à saúde, incluindo pressão alta, doenças pancreáticas e hepáticas , câncer e distúrbios cognitivos e psicológicos. A principal sacada? A moderação é imperativa.

O que é considerado uma "ingestão moderada de álcool"?

A American Heart Association descreve o consumo moderado de álcool como uma média de uma bebida por dia para mulheres e uma ou duas para homens. Se você gosta de um copo de vinho tinto à tarde ou termina suas noites com um uísque com gelo, manter a ingestão moderada é a melhor maneira de manter a saúde do coração e do corpo inteiro.

Beber em excesso causa problemas cardíacos?

O consumo excessivo de álcool tem sido associado a níveis elevados de triglicerídeos na corrente sanguínea, que podem se acumular nas paredes das artérias e levar à insuficiência cardíaca, doença cardíaca coronária ou ataque cardíaco, entre outros problemas de saúde relacionados ao coração.

Cardiomiopatia alcoólica e abuso de álcool

A cardiomiopatia alcoólica é um distúrbio progressivo causado pelo abuso de álcool que afeta os músculos do coração. Enfraquece e afina as paredes do músculo cardíaco, fazendo com que percam a capacidade de bombear o sangue adequadamente. Isso pode levar a arritmia ou batimentos cardíacos irregulares, insuficiência cardíaca ou outras complicações.

Três maneiras de manter seu coração saudável

Manter o coração saudável é essencial para uma vida longa e plena. Além de construir hábitos diários sustentáveis ​​que apoiem um estilo de vida amigo do coração, estar atento ao seu consumo também ajudará bastante.

Não sabe por onde começar? Aqui estão três ideias para ajudar a manter seu ticker forte e feliz!

  1. Trabalhe até suar

    – Os benefícios para a saúde de ter uma rotina regular de exercícios vão além de ficar bem em seu par de jeans favorito – o exercício cardiovascular também traz benefícios para o coração . Foi demonstrado que malhar reduz a pressão arterial, fortalece os músculos do coração (e outros), aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL) ou seu “colesterol bom” e mantém níveis saudáveis ​​de outras gorduras. E não, você não precisa passar horas na academia para obter ganhos cardíacos. Quer você escolha correr, nadar ou andar de bicicleta, apenas três a quatro vezes por semana, 30 minutos por dia é o suficiente.
  2. Coma o seu caminho para um coração saudável

    — Limitar a ingestão de alimentos processados ​​e incorporar alimentos como folhas verdes, natto , frutas, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​em suas refeições levará a saúde do seu coração a outro nível.
  3. Trabalhe no seu "zen"

    —Embora o estresse possa estar ligado a muitos problemas de saúde, não é o vilão em sua jornada de bem-estar. Essa resposta de "lutar ou fugir" é um processo biológico projetado para mantê-lo alerta e vivo. O importante é gerenciar sua resposta ao estresse – e meditação, atenção plena, dormir o suficiente e exercícios podem ajudá-lo a manter a calma e continuar!

 

Referências

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