Como aumentar a ocitocina

Como aumentar a ocitocina

Você pode pensar que está sentindo "amor" quando se aconchega naquela pessoa especial para um beijo muito esperado ou acaricia o pelo sedoso de um cachorrinho fofo. E, de fato, você não está errado. De uma perspectiva biológica, no entanto, o que você está experimentando é a oxitocina, também conhecida como "hormônio do amor" ou " hormônio do abraço ".

A ocitocina ajuda a construir sentimentos de confiança e empatia, bem como afeição e apego. Esses sentimentos certamente ajudam quando você está construindo relacionamentos positivos ou apenas procurando manter uma conexão amorosa já estabelecida.

Isso é muito bom – então como você pode obter mais oxitocina em sua vida? Aqui estão maneiras naturais de invocar o hormônio do amor.

O que é ocitocina?

A ocitocina é um hormônio e neuropeptídeo produzido no hipotálamo e armazenado na glândula pituitária, uma glândula no cérebro que regula o sistema hormonal, entre outras funções corporais essenciais. É produzido durante a gravidez e parto e amamentação; esse conhecido vínculo entre mãe e filho se deve em grande parte a esse hormônio. E, a oxitocina está por trás desse famoso "resplendor" da atividade sexual. É apelidado de hormônio do "carinho" ou "amor" porque os níveis aumentam no cérebro durante o contato físico, como abraços e excitação sexual.

Os níveis desse hormônio também aumentam em situações de vínculo social feliz, como sair com amigos e noites de jogos em família. Também pode ajudá-lo a relaxar e aproveitar o momento.

Como a serotonina , a oxitocina faz parte de um conjunto de "hormônios da felicidade" - junto com neurotransmissores (mensageiros químicos) como dopamina e endorfinas - que sinalizam alegria, contentamento, euforia e alegria em seu cérebro.

A ocitocina é boa para você?

Claro que é! A oxitocina não apenas faz você se sentir bem consigo mesmo e com a pessoa com quem está, mas também pode ajudá-lo a se sentir mais calmo e mais capaz de gerenciar o estresse. Certamente não é coincidência que você receba uma inundação de oxitocina após o parto e durante a amamentação – como qualquer nova mãe pode lhe dizer, essas experiências podem ser muito difíceis, e esse hormônio do amor certamente ajuda na recuperação e nas noites sem dormir!

Mas uma palavra para o sábio: seu sistema de oxitocina não é uma panacéia. Não vai fazer você se apaixonar ou mesmo se sentir bem com outra pessoa se sentimentos positivos ainda não existirem.

14 maneiras naturais de aumentar a oxitocina

Quer aumentar seus níveis do hormônio do amor? Boas notícias - existem muitas maneiras naturais de sentir mais calor e ressaca!

  1. Reserve um tempo para o contato físico


    Aumente os níveis de hormônio do abraço com contato pele a pele, como dar as mãos, abraçar e abraçar. O toque físico não apenas promove a liberação de ocitocina, mas também estimula a saúde cardiovascular e do sistema imunológico. É por isso que é tão importante que as novas mães e seus bebês experimentem contato pele a pele imediatamente após o parto.
  2. Faça uma mesa para dois


    Você já ouviu falar que o caminho para o coração de um homem é através de seu estômago. Há uma razão para isso! (E argumentaríamos que os corações e estômagos das mulheres também estão ligados!). Compartilhar uma refeição (ou até mesmo um lanche) pode ser calmante e de união, graças à oxitocina liberada em resposta aos prazeres de comer e estar na companhia de outra pessoa. Além disso, como a oxitocina ajuda a regular o gasto de energia e diminui a fome, ela pode ajudar a moldar o comportamento alimentar e o metabolismo saudáveis.
    Considerando uma reserva de jantar? Faça a chamada! Um segundo hormônio da felicidade, a dopamina , pode ser ativado a partir do processo real de ingestão de alimentos, dando-lhe o dobro dos benefícios de uma única refeição.
  3. Construa relacionamentos positivos


    Quando a oxitocina é liberada da glândula pituitária, isso nos ajuda a sentir empatia e confiança. Experimentar relacionamentos positivos com os outros pode ajudar a aumentar esse mensageiro químico. Comportamentos de vínculo tão simples como falar ao telefone com um amigo, tomar uma xícara de café com um colega de trabalho ou cantar com seus filhos no carro podem aumentar seu hormônio do amor.
  4. Aconchegue-se com seu cachorro


    Você não precisa de um motivo para esfregar a barriga do seu cão quando ele pede, mas aqui está um, de qualquer maneira: estudos mostram que humanos e seus animais de estimação se beneficiam de um aumento de oxitocina ao dar e receber carícias, carícias e carinhos.
  5. Cultive um estado mental "zen"


    Sua resposta ao estresse é um processo biológico que o mantém alerta e vivo. O estresse não controlado faz com que o cortisol aumente e pode inibir a secreção de ocitocina. Isso significa que gerenciar seu estresse é fundamental para estimular a liberação do hormônio do amor. No lado positivo, esse neuropeptídeo pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado. Então, aproveite todas as oportunidades para acariciar seu cão, dar um abraço em um amigo ou dar as mãos ao seu mel!
  6. Orgasmos: altamente recomendado!


    O "grande O" geralmente não significa oxitocina, mas talvez devesse. Estudos mostram um aumento de oxitocina durante o orgasmo e a ejaculação, o que poderia explicar o brilho quente e o desejo de abraçar que geralmente se segue.
  7. Oh bebê!


    A ocitocina desempenha um papel em um dos resultados naturais da atividade sexual: o parto. É liberado durante o trabalho de parto da mulher e trabalha com os receptores de melatonina para ajudar a estimular as contrações uterinas que abrem o colo do útero e empurram o bebê pelo canal do parto. Isso torna esse químico cerebral vital para o processo de parto, e é o início dessa bela conexão que as mães compartilham com seus filhos. (Claro, isso não significa que todos devam ter bebês apenas para liberar ocitocina... mas, definitivamente, é uma das vantagens!)
  1. Amamentação: é hora do vínculo


    Durante a amamentação, a oxitocina desencadeia o reflexo de descida do leite que inicia o fluxo de leite da mãe para o bebê. Também promove a afeição e o vínculo mãe-bebê, o que ajuda a tornar a amamentação uma experiência mais confortável e reconfortante para mãe e filho.
  2. Mover-se para a música


    Isso certamente será música para seus ouvidos: estudos mostram que música – ouvi-la ou fazê-la – pode ajudar a aumentar os níveis de oxitocina no cérebro. Você já deve ter descoberto esse link colocando uma música para ajudar a reduzir esses pensamentos perturbadores e tornar mais fácil adormecer. Escolher "nossa música" também é uma forma popular de união entre casais, colegas e amigos. Então coloque na sua estação favorita e aproveite os benefícios!
  3. Suba no seu tapete de ioga


    Faça uma pose de árvore e respire fundo! A ioga não apenas pode ajudá-lo a gerenciar o estresse (veja o item 5) e manter níveis saudáveis ​​​​de cortisol, mas também ajuda a estimular a liberação de ocitocina, de acordo com pesquisadores. Um estudo descobriu que a terapia de ioga resultou em um aumento nos níveis plasmáticos de ocitocina quando comparado com um grupo controle. Isso se traduz em mais oxitocina no cérebro, sentimentos mais calorosos e confusos e uma sensação de conexão com os entes queridos (ou pelo menos as outras pessoas em sua aula de ioga).
  4. Adicione meditação à sua rotina


    Esta é outra atividade que verifica a caixa 3 por 1 de gerenciamento de estresse para apoiar a saúde mental e aumentar a oxitocina. A meditação ajuda a manter os níveis de cortisol já saudáveis ​​e permite que você se concentre em sua conexão mente-corpo , ajudando a equilibrar sua atividade neuronal. Os pesquisadores descobriram que a meditação, especialmente quando se concentra em sentimentos de altruísmo e apreciação , levou a um aumento nos níveis de ocitocina salivar. A meditação também demonstrou promover a saúde emocional, atenção e autoconsciência.
  5. Ajude outros


    Fazer algo de bom para outra pessoa pode aumentar a oxitocina, de acordo com estudos. Esse comportamento de "pagar adiante" explora sentimentos gratificantes de compaixão e empatia. Além disso, torna o mundo ao nosso redor um lugar mais carinhoso.
  6. Experimente a acupuntura


    Essa antiga prática de regimes de saúde tradicionais chineses – em que agulhas finas são colocadas em pontos específicos do corpo – também pode impulsionar esse mensageiro químico. Um estudo mostrou que a acupuntura pode estimular a liberação de ocitocina no cérebro. Com mais desse neurotransmissor feliz engajado, você pode se sentir mais atraído pela interação social, mais sintonizado com as dicas sociais e interessado em estabelecer relacionamentos.
  7. Mexa seu corpo


    Descobriu-se que exercícios como a corrida levam a um rápido aumento da ocitocina salivar, de acordo com um estudo. Além disso, envolver-se em atividades também é importante para seus outros níveis hormonais. E os outros benefícios do exercício para a saúde física e mental são inequívocos. Portanto, mesmo que você não esteja com vontade de ir à academia, provavelmente se sentirá melhor se for! E não há necessidade de entrar no "modo besta" para obter os muitos benefícios do exercício. Apenas 30 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana, é o suficiente!
    Dica profissional: misture tudo! Alvo e tonifique grandes grupos musculares com treinamento de resistência ou levantamento de peso pelo menos duas vezes por semana.

Existe um suplemento de ocitocina?

Tecnicamente, não: você não pode tomar um suplemento para conseguir o carinho e a conexão que esse mensageiro químico traz. Mas você pode ajudar a sustentar seus níveis através da ingestão de alimentos e nutrição adequada.

E existem várias vitaminas e minerais que desempenham um papel na produção e síntese desse mensageiro químico, portanto, a suplementação pode ajudá-lo a manter níveis saudáveis ​​de oxitocina.

Quais vitaminas aumentam os níveis de ocitocina?

Existem vários nutrientes que você pode adicionar à sua ingestão de alimentos, o que pode estimular a liberação de mais hormônio do abraço. Aqui estão três para você começar:

  1. Vitamina C

    . A vitamina C desempenha um papel na função de uma enzima envolvida na produção de ocitocina, por isso também é um bom complemento para seu suporte. Algumas formas de vitamina C, como a vitamina C lipossomal , fornecem entrega ininterrupta para que você sempre tenha esse antioxidante em seu sistema.
  2. Vitamina D

    . A vitamina do sol pode torná-lo mais propenso a uma disposição "ensolarada", porque suporta a síntese de oxitocina e pode até estimular sua produção. Um suplemento de vitamina D pode ajudar a manter seus níveis em boa forma.
  3. Magnésio

    . Segundo os pesquisadores, a presença de magnésio pode ajudar a "sensibilizar" os receptores de ocitocina no cérebro. Portanto, garantir que você tenha níveis saudáveis ​​desse mineral é uma boa ideia. Recomendamos L-treonato de magnésio , uma forma que é prontamente absorvida pelo cérebro.

A ocitocina está em algum alimento?

Embora você não encontre o hormônio do amor em nenhum alimento, pode ter certeza de que está recebendo os nutrientes necessários para manter níveis saudáveis ​​de oxitocina. Alimentos ricos em nutrientes são a base de qualquer dieta saudável, então jogue fora essa junk food e reduza a ingestão de açúcar. Certificar-se de que você tenha boas fontes de magnésio, vitamina C e vitamina D em sua ingestão de alimentos pode apoiar um estilo de vida rico em oxitocina.

Além disso, a interação social com os outros enquanto desfruta de sua ingestão de alimentos também faz com que seu cérebro libere mais hormônio do amor - é um ganha-ganha!

O chocolate aumenta a oxitocina?

O que o chocolate não faz? A boa notícia é que o chocolate ajuda a aumentar os hormônios do bem- estar , incluindo a serotonina e a dopamina , e sim, a oxitocina. Então, a ciência está por trás da ideia de que um quadrado de chocolate faz bem à sua mente (e corpo)! O chocolate também contém magnésio, o que é bom para os receptores de ocitocina. Aproveite com responsabilidade!

Referências

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