Como liberar endorfinas: 11 maneiras naturais

Como liberar endorfinas: 11 maneiras naturais

Ellen DeGeneres descreveu as endorfinas como "pequenos elfos mágicos que nadam em sua corrente sanguínea e contam piadas engraçadas uns para os outros. Quando chegam ao seu cérebro, você ouve o que estão dizendo e isso aumenta sua saúde e felicidade".

Embora a definição de endorfinas do comediante não corresponda ao que você encontrará em um livro de biologia, ela certamente está certa quando fala do poder "mágico" desses hormônios para apoiar sua saúde e felicidade.

Então, o que são endorfinas e como você pode obter mais desses pequenos "elfos" indutores de felicidade em sua vida? Siga estas dicas de saúde... e deixe os momentos de bem-estar começarem!

O que as endorfinas fazem?

As endorfinas são um tipo de neurotransmissor (químico cerebral) produzido pelo sistema nervoso central e têm sido associadas a sentimentos de prazer, muitas vezes desencadeados por risos, amor, boa comida e sexo. Eles também são analgésicos naturais do nosso corpo , compensando tudo, desde a dor do parto até a exaustão muscular durante o exercício com uma onda de bons sentimentos e energia.

As endorfinas são boas para você?

Vamos esclarecer uma coisa logo de cara: as endorfinas são absolutamente benéficas para sua saúde mental e física! Eles melhoram o humor, minimizam o desconforto, ajudam a controlar o estresse e aumentam o prazer. Na verdade, pensamos neles como hormônios da felicidade — não muito diferentes da dopamina e da serotonina .

Então, se você puder encontrar maneiras naturais de ajudar seu cérebro a criar e liberar mais endorfinas, você se sentirá melhor e terá mais prazer na vida.

Quais partes do cérebro liberam endorfinas?

A glândula pituitária – uma pequena glândula na base do cérebro – é em grande parte responsável pela liberação de endorfinas. O hipotálamo – que fica logo acima da glândula pituitária – também desempenha um papel nesse processo. (É também aqui que ocorre parte da produção de dopamina do seu corpo.)

ß-endorfina (leia como "beta-endorfina") especificamente é o tipo de endorfina mais prevalente e amplamente estudado. Seu corpo o usa principalmente para aliviar a dor e o estresse ocasionais e manter uma sensação de homeostase.

Quais são os benefícios das endorfinas?

As endorfinas são tão poderosas porque são uma maneira natural e segura de se sentir melhor. Esses neurotransmissores podem aliviar o desconforto e melhorar seu humor.

O que acontece quando as endorfinas são liberadas?

A liberação de endorfina está associada ao que a ciência chama de efeitos analgésicos – ou analgésicos. As endorfinas podem até produzir uma sensação de euforia. Pense naquela sensação que você tem ao comer uma refeição picante. Você já notou como depois sente uma explosão de satisfação, paz e felicidade? Essas são suas endorfinas no trabalho.

As endorfinas funcionam até mesmo ao lado do sistema endocanabinóide (ECS), o que também contribui para os efeitos que elas têm em seu corpo, incluindo o efeito de "sentir-se bem" que se segue a uma sessão de exercícios. O ECS desempenha um papel em funções críticas como aprendizagem/memória e sono. Também ajuda a apoiar uma resposta inflamatória saudável e a gerenciar desconfortos ocasionais, além de beneficiar seu processamento emocional.

Como aumentar as endorfinas naturalmente: 11 maneiras

Agora que você está bem familiarizado com os muitos benefícios importantes das endorfinas, vamos falar sobre como liberar endorfinas naturalmente. Felizmente, você tem muitas opções e quase todas estão prontamente disponíveis para você, todos os dias!

1. Música

Há uma razão pela qual as festas dançantes nunca deixam de fazer você se sentir melhor: pesquisas dizem que cantar, dançar e tocar música pode ajudar a desencadear a liberação de endorfinas . Da próxima vez que você estiver se sentindo para baixo, aumente a música e mova seu corpo!

2. Meditação

Talvez você já esteja ciente de que a meditação é boa para você. Mas você sabia que isso pode levar a uma elevação nas endorfinas? É por isso que a meditação pode ajudar a acalmar sua mente (o que acontecerá quando você finalmente conseguir reduzir esses pensamentos acelerados!), permitindo que você experimente um estado mais pacífico.

3. Exercício

A atividade física é um dos produtores finais de endorfina. Um estudo de 2017 descobriu que 60 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada produziam sentimentos de euforia ligados à sinalização de endorfina. Outro estudo usando ratos como cobaia descobriu que, após sua rotina de exercícios, seus níveis de endorfina estavam elevados.

Que tipo de programa de exercícios é melhor para aumentar as endorfinas? Na verdade, não importa: o objetivo é fazer com que seu corpo se mova . Então, se você está levantando pesos, correndo ao redor do quarteirão ou nadando, você sentirá os benefícios das endorfinas para melhorar o humor.

4. Abraços

Um bom abraço sempre torna o dia melhor, e é porque o contato físico pode desencadear uma liberação de endorfina, não muito diferente da oxitocina – outro hormônio que sua glândula pituitária libera.

Se você precisar de um pouco de estímulo, abrace alguém que você ama ou abrace seu outro significativo e aproveite a adrenalina da endorfina.

5. Massagens

Como dissemos, abraços e contato físico são uma ótima maneira de aumentar a produção de endorfina. Massagem é, também. Como um bônus adicional, a massagem é excelente para ajudar seus músculos a se recuperarem mais rapidamente após o exercício, o que pode melhorar ainda mais sua sensação de bem-estar.

6. Acupuntura

A acupuntura envolve a colocação de agulhas muito finas em pontos de pressão específicos. A pesquisa diz que isso pode ajudar a aumentar os níveis de endorfina. As pessoas procuram a acupuntura para tudo, desde as costas até as articulações, a digestão e o controle do estresse – e é em grande parte por causa da liberação de endorfinas que essa arte antiga tem tantos fãs leais.

7. Luz do sol

Um pouco de vitamina D pode fazer bem à mente e ao corpo. Passar um tempo ao sol pode ajudar a liberar beta-endorfinas da pele. Como um bônus adicional, a luz solar também é importante para os níveis de serotonina e dopamina .

8. Risos

Você sabe o que dizem: rir é o melhor remédio . Rir pode desencadear endorfinas, bem como dopamina e serotonina.

9. Atos de bondade

Uma maneira infalível de se sentir melhor é espalhar bondade para os outros. Estudos mostraram que atos de bondade podem liberar endorfinas e oxitocina. Seja pagando o café para a pessoa à sua frente ou checando seu vizinho idoso para ter certeza de que está tudo bem, fazer algo de bom para outra pessoa pode fazer com que vocês dois se sintam muito bem!

10. Aromaterapia por inalação

A aromaterapia pode ser incrivelmente calmante, e a ciência realmente diz que pode promover a liberação de endorfina. Pode apoiar um sono melhor, níveis de conforto e gerenciamento de estresse. Como sempre, certifique-se de comprar com marcas respeitáveis ​​que oferecem óleos de aromaterapia de alta qualidade.

11. Sexo

Você provavelmente já experimentou que depois de passar algum tempo íntimo com aquela pessoa especial, você está em um estado de felicidade. Pesquisas sugerem que as endorfinas ajudam a estimular a liberação de outros hormônios, e é isso que nos faz sentir apaixonados por outra pessoa.

Quais alimentos liberam endorfinas?

Além das atividades acima, certos alimentos podem melhorar seu humor , incentivando a liberação desses produtos químicos do bem-estar.

Chocolate escuro

Há uma razão pela qual sempre que você está se sentindo para baixo, você procura algo doce. Se você estiver indo por esse caminho, aponte para algo que seja feito de 70% de cacau ou mais e deixe-se levar.

Pimentas picantes

Às vezes, você precisa de algo doce. Outras vezes, vá picante. Alimentos picantes são conhecidos por desencadear endorfinas. Isso ocorre porque eles contêm capsaicina , que se liga aos seus receptores TRPV1. Isso, por sua vez, desencadeia uma mensagem de calor para o cérebro. Em resposta, o cérebro libera endorfinas.

Wasabi

Da mesma forma, o isotiocianato de alila no wasabi também pode ativar os receptores TRPV1. É por isso que, quando você come wasabi, você pode experimentar o que algumas pessoas chamam de " alta picante ".

Os melhores suplementos para endorfinas

Se você está procurando um aumento de endorfina, quais suplementos podem ajudá-lo melhor a chegar lá? Aqui estão algumas sugestões sobre como apoiar níveis saudáveis ​​de endorfina com suplementos, os quais complementarão o exercício regular, uma dieta saudável e outras mudanças no estilo de vida que você fez para apoiar a saúde mental e o bem-estar geral.

Suplementos de L-teanina

Em um estudo com ratos, a L-teanina afetou significativamente seus limiares de dor, sugerindo que a suplementação com ela pode ajudar a aliviar pequenos desconfortos.

Vitaminas B

Como as endorfinas são proteínas grandes, seu metabolismo precisa ser capaz de sintetizá-las. As vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na sua saúde metabólica e, portanto, podem ajudar nesse processo. Você também encontrará vitamina B em suplementos de dopamina, como o Dopamine Advantage da Life Extension , que contém uma forma neurologicamente ativa de vitamina B12.

Vitamina D

Você já sabe que pegar um pouco de sol pode liberar endorfinas. Não é surpresa, então, que a vitamina D possa fazer você se sentir bem.

Ginkgo biloba

Em um estudo com ratos, o ginkgo biloba apoiou seu limiar de dor. Embora este estudo não estivesse analisando especificamente as endorfinas, geralmente, os suplementos de ginkgo biloba têm propriedades antioxidantes e também apoiam uma resposta inflamatória saudável e a função cerebral. É um suplemento nootrópico comum .

Vitamina C

A pesquisa diz que a vitamina C modula a liberação de endorfinas. Você pode facilmente suplementar com vitamina C ou tentar obtê-la diretamente de sua dieta.

Fatos rápidos: o que libera mais endorfinas?

Embora não haja uma resposta universalmente aceita, o exercício costuma ser sua melhor aposta. É fácil mover seu corpo, você pode fazê-lo a qualquer hora e em qualquer lugar, e oferece vários outros benefícios à saúde física e mental.

Lembre-se de que "exercício" não significa passar duas horas na academia. Você pode obter os benefícios da atividade física simplesmente correndo atrás de seus filhos, caminhando ou fazendo ioga em sua sala de estar.

Referências

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