Dois nutrientes visionários para sua mente e seus olhos

Dois nutrientes visionários para sua mente e seus olhos

Seu cérebro e seus olhos estão literalmente conectados. Eles até compartilham o mesmo endereço (sua cabeça)! Mas por décadas, os nutrientes luteína e zeaxantina foram pensados ​​apenas em termos de seus benefícios para a visão . Isso tudo está mudando – como se vê, esses nutrientes derivados de plantas também são bons para o seu cérebro.

Fontes de luteína e zeaxantina

A luteína vem do espinafre, couve e cenoura

Ambos os compostos são feitos por plantas. A luteína vem de vegetais verdes folhosos, como espinafre e couve e, surpreendentemente, cenouras amarelas. A zeaxantina, por outro lado, é um pouco mais picante: vem da páprica, açafrão e milho – curiosamente, é um dos pigmentos que dá a essas plantas suas cores marcantes.

Luteína e zeaxantina protegem seus olhos

Dispositivos digitais dominam o mundo ao nosso redor, mas também podem causar danos aos olhos

Você já deve ter ouvido falar que ficar olhando para a tela do computador por muito tempo não é bom para os olhos. A razão é que a mácula do olho pode ser danificada pela luz azul emitida pelas telas dos dispositivos digitais . Não sabe bem qual é a sua mácula? De acordo com a Macular Society , é uma pequena parte da retina na parte de trás do olho. É para onde vai a luz que entra em seu olho – as células fotorreceptoras em sua mácula dizem ao seu cérebro o que você está olhando.

Essas células sensíveis à luz são protegidas por pigmento macular. E adivinhe: esses pigmentos são compostos principalmente de luteína e zeaxantina! Seu pigmento macular é a única parte do seu olho que pode filtrar a luz azul prejudicial antes que ela atinja sua retina. Quanto mais espesso for este "pigmento macular", mais protegidos estarão os seus olhos.

A luteína e a zeaxantina podem ajudar a prevenir a degeneração macular?

A degeneração macular começa no centro da visão e é a principal causa de perda de visão

A luteína e a zeaxantina podem fazer mais do que proteger seus olhos da luz azul – elas podem ajudar a evitar uma doença de visão comum relacionada à idade chamada degeneração macular. É quando sua mácula se desgasta com o tempo. Esta é a principal causa de perda de visão, pessoas, então ouçam: a luteína e a zeaxantina demonstraram ajudar a retardar ou inibir a degeneração macular , especialmente quando consumidas regularmente por longos períodos de tempo.

Luteína e zeaxantina em seu cérebro

A luteína e a zeaxantina podem ajudar os jovens a melhorar a memória e a atenção

A ideia de que esses dois nutrientes derivados de plantas são bons para os olhos não é nova. Mas o que foi descoberto mais recentemente é a quantidade de luteína e zeaxantina que existe em seu cérebro: esses são, na verdade, os carotenóides mais comuns em todas as partes do seu pensamento – e não apenas aqueles ligados diretamente aos seus olhos .

Cientistas da Universidade da Geórgia descobriram que esses carotenóides aumentavam o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro envolvidas na memória e na recordação. E esses sujeitos de teste não estavam apenas pensando mais, eles estavam pensando de forma mais inteligente: testes cognitivos básicos que medem habilidades de raciocínio, memória espacial e de longo prazo, e pontuações de atenção complexas melhoraram depois de tomar luteína e zeaxantina .

Em termos leigos, isso significa que esses dois carotenóides ajudam você a criar memórias, além de lembrar onde você deixou coisas como suas chaves. Também ajuda você a prestar atenção aos estímulos – qualquer coisa, de filmes a uma palestra.

Nós tendemos a associar o declínio cognitivo com a idade… mas e aqueles que ainda são (relativamente) jovens? Estudar a noite toda para um teste pode deixá-lo um pouco "com a cabeça nublada" também. Acontece que a luteína e a zeaxantina também podem ajudar aqui. Um estudo de 6 meses acompanhou um grupo de voluntários com idades entre 18 e 25 anos (crianças universitárias) e descobriu que aqueles que tomavam luteína e zeaxantina para a saúde ocular também tiveram grandes melhorias nos escores de memória e atenção .

Então, da próxima vez que você passar a noite toda, pule a cafeína: em vez disso, procure luteína e zeaxantina, amigáveis ​​​​aos olhos e ao cérebro!

Referências

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