O que CoQ10 faz para o coração?

O que CoQ10 faz para o coração?

Você pode ou não ter ouvido falar da coenzima Q10, ou apenas "CoQ10" para abreviar. Este nutriente é encontrado em todas as células do seu corpo. Você a obtém dos alimentos que come – mas seu corpo também a produz por conta própria. CoQ10 também é um dos suplementos mais populares para a saúde do coração . O motivo: CoQ10 é uma parte muito importante do ciclo de produção de energia celular do seu corpo... e se há um órgão que precisa de muita energia para fazer seu trabalho, é o seu coração trabalhador.

O que é CoQ10?

CoQ10 é uma molécula lipossolúvel . Às vezes também é chamado de ubiquinona ou ubiquinol, dependendo se você está falando sobre a versão oxidada do nutriente ou não (mais sobre isso depois).

O valor primário da CoQ10 está em sua relação com a energia celular. Suas células precisam de CoQ10 para produzir energia celular. CoQ10 ajuda suas células a mover elétrons durante a produção de ATP (trifosfato de adenosina). Se você estava prestando atenção na aula de ciências do ensino médio, esse é o composto que suas células usam para alimentar suas funções diárias, que incluem tudo, desde os esforços de desintoxicação do rim até a respiração e o batimento cardíaco.

CoQ10 é bom para o seu coração?

A resposta curta é sim." Seu coração tem necessidades de energia massivamente altas. Afinal, seu coração bate o tempo todo, e quando ele se contrai (chamado de contração cardíaca) a ativação das proteínas que regem essa ação requer energia. Como a CoQ10 está diretamente envolvida no transporte de elétrons durante a produção de energia mitocondrial, faz sentido que as células do seu coração precisem de toda a CoQ10 que conseguirem.

Depois, há o fato de que a CoQ10 funciona como um antioxidante. Como toda essa produção de energia celular cria radicais livres oxidantes, a capacidade da CoQ10 de extinguir esses compostos causadores de estresse oxidativo não deve ser negligenciada.

Isso ocorre porque os radicais livres oxidantes podem estressar tudo, desde as membranas celulares do coração e do sistema cardiovascular (pense no endotélio vascular ou no delicado revestimento interno das veias), nas proteínas essenciais do sangue – e até no DNA. No entanto, ter níveis adequados de CoQ10 pode interromper esses processos em suas trilhas.

A CoQ10 para a saúde do coração mostra-se promissora quando se trata de inibir fatores inflamatórios para apoiar um coração saudável. Por último, a CoQ10 foi associada ao suporte de óxido nítrico. Se você já viu como a pressão arterial funciona , sabe que o óxido nítrico é importante para a vasodilatação... então, juntos, a CoQ10 e o óxido nítrico tiram um pouco da "pressão" do seu sistema cardiovascular!

Devo tomar CoQ10?

Como a CoQ10 beneficia seu corpo de muitas maneiras, é uma ótima opção para as rotinas de suplementos da maioria das pessoas. O suporte dos níveis de energia celular torna a CoQ10 uma boa escolha, mesmo que você não esteja preocupado com a saúde do coração – porque vamos admitir: todos nós poderíamos usar energia saudável. Seu cérebro, fígado e rins podem se beneficiar da CoQ10, pois também trabalham duro para mantê-lo saudável – o que significa que precisam de energia e proteção antioxidante.

E a boa notícia é que a CoQ10 é amplamente tolerada – o que significa que há muito, muito poucas pessoas que não deveriam tomar CoQ10. Como sempre, consulte seu médico se achar que tomar CoQ10 como suplemento pode ser um problema.

A suplementação de CoQ10 funciona?

Existem muitos estudos que indicam evidências bastante fortes do valor da CoQ10 como suplemento nutricional. A CoQ10 não apenas ajuda a manter a saúde do coração, mas também oferece benefícios bastante sólidos para a função endotelial e suporte geral para todo o seu sistema vascular. Um estudo ainda mostra que a CoQ10 pode ajudar na fadiga e no desempenho relacionados ao exercício .

Quanto CoQ10 devo tomar?

Estudos descobriram benefícios para a saúde do coração de tomar CoQ10 de 50 mg por dia até 300 mg. A pessoa média pode obter todos os benefícios de que precisa com cerca de 100 mg por dia de suplementação. No entanto, se você está preocupado em manter a saúde do seu coração, ou está experimentando fadiga geral ocasional, uma dose mais alta – como talvez 200 mg de ubiquinol por dia – pode ser necessária.

É um mito de saúde do coração que quanto maior a dosagem do suplemento, melhor, no entanto. O sistema digestivo humano só pode absorver tanto CoQ10 de cada vez. Um estudo descobriu que 100 mg duas vezes ao dia em horários separados produziram um aumento melhor nos níveis séricos do que uma dose única de 200 mg. Mas se você esquecer de tomar a segunda dose, pode tomar 200 mg de uma só vez. Não importa o quanto você tome, levará entre cinco e oito horas para que a CoQ10 suplementar atinja os níveis máximos em sua corrente sanguínea .

Quando tomar CoQ10 – de manhã ou à noite?

Não há "melhor horário" prescrito para tomar CoQ10. Mas porque é um nutriente solúvel em lipídios, é sempre melhor tomar suas cápsulas de CoQ10 com alimentos. É importante notar que algumas pessoas relatam ter problemas para dormir se tomarem CoQ10 muito tarde da noite – o que faz sentido, dada a propensão da CoQ10 para estimular a produção de energia celular. Então, se você vai tomar CoQ10, por que não tomá-lo com café da manhã ou almoço?

Existem diferentes tipos de CoQ10?

Em seu corpo, CoQ10 existe como ubiquinol e ubiquinona. Suas células continuamente se convertem umas nas outras como parte do ciclo de vida normal da CoQ10. Mas isso não responde à pergunta de um milhão de dólares: qual forma é melhor para obter a CoQ10 em seu corpo?

Como suplementos, existem dois tipos principais de CoQ10. A forma mais tradicional e comum é chamada de ubiquinona . A ubiquinona é a versão oxidada da CoQ10. O ubiquinol é uma forma que é melhor para extinguir os radicais livres porque o ubiquinol é a forma reduzida de CoQ10. Isso significa que ele tem mais elétrons, o que o torna melhor para extinguir os radicais livres que querem oxidar (ou seja, tirar elétrons de) outros compostos.

Por causa disso, o ubiquinol é visto como um melhor suplemento de CoQ10. Dito isto, a ubiquinona é geralmente mais acessível e comumente encontrada, e ainda é uma boa opção se você não conseguir obter ubiquinol.

Ubiquinol CoQ10 vs ubiquinona

A CoQ10 foi primeiramente purificada a partir de um coração bovino . Felizmente, existem maneiras muito mais fáceis de suplementar com CoQ10 nos dias de hoje! É mais comum encontrar a forma ubiquinona da CoQ10, mas recomendamos escolher a forma ubiquinol . Em um estudo de comparação, a absorção de ubiquinol CoQ10 foi quase o dobro da sua contraparte de ubiquinona.

Outra coisa que vale a pena mencionar: parece que quanto mais velho você for, melhor você estará tomando ubiquinol CoQ10 – vários estudos relatam uma biodisponibilidade significativamente melhor de ubiquinol versus ubiquinona em pessoas mais velhas.

CoQ10 e PQQ (pirroloquinolina quinona)

Às vezes, você verá CoQ10 emparelhado com um nutriente chamado pirroloquinolina quinona, ou apenas "PQQ" para abreviar . Isso ocorre porque os dois nutrientes funcionam bem juntos: o PQQ incentiva seu corpo a desenvolver novas mitocôndrias – o que é bom porque, à medida que você envelhece, seu número de mitocôndrias em funcionamento diminui. A CoQ10 é utilizada por suas mitocôndrias para criar energia celular – o que torna esses dois uma combinação perfeita.

Níveis de CoQ10 no sangue

A circulação de CoQ10 é determinada medindo os níveis séricos de CoQ10 com um teste de laboratório. Mas para obter CoQ10 em seu sangue, você precisa digeri-lo primeiro – e é aí que a maior variação tanto na biologia pessoal quanto na dosagem entra em jogo. Em muitos estudos, a absorção, absorção e utilização da CoQ10 varia de acordo com as pessoas que a tomam.

Outros suplementos saudáveis ​​para o coração

Se você estiver tomando CoQ10 para a saúde do coração, considere adicionar esses suplementos à sua rotina também:

  • Selênio

    : Um mineral encontrado no solo e alimentos como castanha do Pará, peixe e ovos. O selênio tem poderosos benefícios antioxidantes e de longevidade por si só, mas, curiosamente, estudos mostram que pode ser muito bom para o seu coração quando você combina selênio com CoQ10 .
  • Magnésio

    : Outro mineral que é bom para o coração : magnésio – e embora não esteja diretamente relacionado à CoQ10, o magnésio ajuda a relaxar os músculos lisos dentro dos vasos sanguíneos, além de promover a síntese de óxido nítrico.
  • Potássio

    : recebe a maior parte da atenção da multidão de exercícios regulares porque ajuda na recuperação muscular. Mas, como o magnésio, o potássio ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de colesterol já saudáveis.
  • Óleo de peixe

    : Este é um superstar cardiovascular porque ajuda a manter seus triglicerídeos já saudáveis ​​dentro da faixa normal. O óleo de peixe também é bom para inibir a inflamação para apoiar a saúde do coração – pela mesma razão que também é bom para as articulações.

Comece a tomar CoQ10 hoje

Desde a década de 1950, a ciência e a pesquisa da saúde produziram uma enorme quantidade de evidências de que a CoQ10 é boa para o coração – e para o resto de vocês. Se você escolher um suplemento de ubiquinol de última geração ou optar por uma formulação de ubiquinona econômica, é provável que você se beneficie de tomar CoQ10 todos os dias.

Referências

Voltar para o blog