Segure o hambúrguer: vegetarianos menos propensos a ter diabetes e doenças cardíacas

Segure o hambúrguer: vegetarianos menos propensos a ter diabetes e doenças cardíacas

Revisado cientificamente por: Michael A. Smith, MD
Precisa de outro motivo para comer suas verduras? As pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais são menos propensas a ter bactérias “ruins” específicas em seu intestino, o que tem sido associado ao aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas, de acordo com uma nova pesquisa.

Um estudo metagenômico dos micróbios intestinais de mais de 1.000 indivíduos encontrou uma sobreposição estatisticamente significativa entre os micróbios intestinais associados a uma dieta saudável e marcadores positivos para a saúde cardiovascular – incluindo uma menor probabilidade de diabetes. Os pesquisadores foram capazes de identificar quais participantes do estudo comiam principalmente dietas à base de plantas com base em seus diários alimentares auto-relatados.

Tanto os vegetarianos quanto os veganos correm um risco reduzido de obesidade e doenças relacionadas ao coração
Uma dieta vegetariana proíbe a carne animal, mas permite a ingestão de laticínios. Aqueles que seguem uma dieta vegana evitam todos os produtos de origem animal. Tanto os vegetarianos quanto os veganos correm um risco menor de obesidade e muitas doenças relacionadas ao coração; os veganos especificamente são menos propensos a ter níveis de colesterol prejudiciais – o que faz sentido, já que as gorduras animais saturadas podem contribuir para o colesterol alto.

Embora uma dieta baseada em vegetais não limite necessariamente os açúcares simples que podem contribuir para o diabetes, uma dieta vegetariana ainda pode beneficiar os diabéticos devido à ênfase em frutas e vegetais saudáveis ​​para o coração.

Quer você coma uma dieta baseada em vegetais ou coma um pouco de carne, um equilíbrio saudável das bactérias "boas" em seu intestino pode ser alcançado através da ingestão de probióticos e ingestão regular de alimentos saudáveis, incluindo alimentos fermentados como kimchi, missô e chucrute. que tendem a ser preparados como pratos vegetarianos.

O estudo que conecta a alimentação vegetariana à saúde do coração – publicado na edição de março de 2021 da Nature Medicine – não é o único relatório recente que mostra os benefícios para a saúde de uma dieta vegetariana. Um estudo do Reino Unido com mais de 177.000 adultos britânicos mostrou risco reduzido de doenças cardíacas e câncer.

Referências:
Asnicar, Francesco et al. "Microbiome connections with host metabolism and habitual diet from 1,098 deeply phenotyped individuals." Nature Medicine, January 2021, https://www.nature.com/articles/s41591-020-01183-8

 

  • Citroner, George. "Vegetarians Have Healthier Biomarkers Than Meat Eaters." Healthline, May 2021, https://www.healthline.com/health-news/vegetarians-have-healthier-biomarkers-than-meat-eaters
  • Link, Rachael, MS, RD. "Does a Vegan Diet Promote High or Low Cholesterol?" Healthline, May 2021, https://www.healthline.com/nutrition/vegans-with-high-cholestero
  • Yeap, Bu B et al. "Serum Testosterone is Inversely and Sex Hormone-binding Globulin is Directly Associated with All-cause Mortality in Men." J Clin Endocrinol Metab., January 2021, https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33059368/

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