Serotonina versus Dopamina versus Ocitocina: Qual é a Diferença?

Serotonina versus Dopamina versus Ocitocina: Qual é a Diferença?

Filósofos debatem há séculos o que “felicidade” realmente significa, mas para os biólogos, tudo se resume a substâncias químicas do cérebro: especificamente, serotonina , oxitocina, endorfinas e dopamina . Às vezes chamados de “ hormônios da felicidade ”, esses neurotransmissores são responsáveis ​​por comunicar pensamentos, emoções e sentimentos como euforia, conexão, desejo e prazer. Em outras palavras, felicidade! Eles também suportam processos biológicos envolvidos no aprendizado e memória, sono, digestão e muito mais.

Então, se você está compartilhando uma refeição com seus entes queridos, abraçando seu cachorro ou postando nas mídias sociais, esses mensageiros químicos estão envolvidos em como você vê, interpreta e interage com o mundo ao seu redor.

Mas serotonina, oxitocina, endorfinas e dopamina não são palavras que podem ser usadas de forma intercambiável. Cada um desses produtos químicos de bem-estar tem um papel muito diferente a desempenhar no gerenciamento de seu humor, emoções e motivação.

Veja como cada um desses neurotransmissores funciona - e como você pode aumentar seus níveis para que você possa obter mais desses calorosos em sua vida!

Qual é a diferença entre dopamina, serotonina, oxitocina e endorfinas?

Cada uma dessas substâncias químicas agem de maneiras diferentes para transmitir a experiência de felicidade e prazer.

  • Dopamina: Suporta sentimentos de recompensa e motivação.
  • Serotonina: Ajuda a manter as emoções.
  • Ocitocina: O hormônio do “amor”, dá-lhe uma onda de prazer de afeto e conexão.
  • Endorfinas: Uma onda de prazer, geralmente em resposta a desconforto ou estresse ocasional (pense em como você se sente depois de morder algo picante, mas delicioso!)

Como posso obter mais desses produtos químicos da felicidade?

Manter níveis saudáveis ​​de serotonina, dopamina e oxitocina começa com suas escolhas diárias. Seu corpo produz esses produtos químicos a partir dos nutrientes dos alimentos que você come. Portanto, seguir uma dieta como a dieta MIND que apoia a saúde do cérebro é fundamental – e certos alimentos estão mais envolvidos com neurotransmissores específicos do que outros.

Além da dieta, aqui estão dicas adicionais para promover níveis ideais de cada um desses neurotransmissores.

Sinta mais prazer aumentando a dopamina

  • Alimentos – Ovos, gorduras saudáveis ​​como nozes, amêndoas e ácidos graxos de peixes como salmão, cavala e atum são bons para a produção de dopamina! Eles também fornecem tirosina, um dos precursores da produção de dopamina.
  • Hábitos diários — Faça mais coisas que você gosta. Passe algum tempo com o seu cão, caminhe ao ar livre e aprecie o céu azul. Arranje tempo para o seu sono de beleza! Foi demonstrado que o sono reparador promove níveis saudáveis ​​de dopamina (e outros hormônios felizes).
  • Suplementos dietéticos – Pesquisas sugerem que ter vitamina B12 suficiente oferece efeitos protetores contra o estresse oxidativo, apoiando níveis saudáveis ​​de dopamina.

Melhore seu humor com essas dicas para aumentar a serotonina

  • Alimentos— Escolha alimentos que ajudem a promover os níveis de triptofano, o precursor da serotonina. Pense em ovos, salmão, queijo e tofu. Incorporar alimentos ricos em nutrientes em suas refeições diárias é uma maneira fácil de ajudar a liberar a serotonina – se você é um amante de chocolate, comer alguns pedaços de chocolate amargo depois de comer também pode ajudar a promover esses níveis de serotonina.
  • Hábitos diários – Praticar atividade física, do tipo que faz você suar e respirar pesadamente, escolher atividades que o ajudem a controlar o estresse – como meditação e passar tempo na natureza – promovem níveis saudáveis ​​de serotonina.
  • Suplementos dietéticos – Escolha suplementos que possam continuar de onde sua dieta parou. Tomar um suplemento de triptofano , por exemplo, é uma ótima maneira de apoiar a produção de serotonina. Certifique-se de ter vitamina D suficiente, uma estrela na produção de serotonina. E não deixe de fora seus ômega-3 ; essas gorduras saudáveis ​​demonstraram apoiar a liberação de serotonina.

O amor é tudo que você precisa com essas dicas para aumentar a oxitocina

  • Alimentos - Vá verde para a oxitocina. Verduras e vegetais folhosos são ricos em magnésio e vitamina D e C, que são cruciais para a saúde mental (e para a saúde de todo o corpo). Você não pode errar com uma salada vegetariana assada e salmão grelhado.
  • Hábitos diários — Não tome o contato físico como garantido. Há uma razão pela qual abraços, massagens e intimidade são tão bons; eles podem ativar a liberação de ocitocina.
  • Suplementos dietéticos – Se comer mais vegetais é um desafio para você, fale com seu médico ou nutricionista para encontrar uma fórmula como o L-treonato de magnésio que funcione para você. Pesquisas sugerem que esse mineral torna suas células mais sensíveis à oxitocina. E você quer garantir que obtém vitamina D e vitamina C suficientes , essenciais para a produção de ocitocina.

Dicas para obter essa adrenalina

  • Alimentos— Traga a comida picante! Adicionar jalapeños ou pimenta caiena às suas refeições fará com que seu corpo libere endorfinas em resposta à capsaicina, o composto ativo das pimentas responsável por esse chute picante. Se picante não é sua coisa, porém, pegue um pouco de chocolate! O cacau também pode estimular a liberação de endorfinas, além de ser delicioso e ativar seus outros hormônios da felicidade. Então, é um ganha-ganha!
  • Hábitos diários — Não subestime o poder de uma rotina de exercícios ; ele irá ajudá-lo a suportar os níveis de endorfina. Rir e passar uma noite romântica com seu parceiro são ótimas maneiras de fazer suas endorfinas fluírem.
  • Suplementos dietéticos – Escolher suplementos que apoiem seu sistema endocanabinóide , que influenciam o equilíbrio hormonal, pode estimular a liberação de endorfinas. E garantir que você obtenha vitaminas C, D e B suficientes e magnésio também suportam níveis saudáveis ​​​​de seus produtos químicos de conforto.

Quanto exercício você precisa para melhorar seu humor?

Você não precisa passar horas na academia, deixando o rosto vermelho e as pernas de gelatina para obter os benefícios de aumento de neurotransmissores da atividade física. Apenas duas horas e meia (150 minutos) por semana é o suficiente para colher os benefícios do exercício para a saúde! E misture-o fazendo treinamento de força e resistência duas vezes por semana para atingir e tonificar grandes grupos musculares.

Serotonina vs. dopamina: Qual é a relação?

Tanto a dopamina quanto a serotonina são neurotransmissores que afetam o humor, proporcionando uma sensação eufórica de felicidade . Mas eles agem em diferentes receptores e diferem na forma como influenciam os processos biológicos.

A dopamina é a experiência de prazer em resposta a um comportamento. É por isso que está tão intimamente ligado ao centro de recompensa do seu cérebro – tornando mais provável que você repita um determinado comportamento. Por outro lado, a serotonina é responsável por apoiar suas emoções. (Também está envolvido na digestão, saúde sexual , sono e muito mais.)

Além disso, seu corpo produz dopamina e serotonina de maneira diferente. A dopamina é sintetizada a partir do aminoácido tirosina, enquanto a serotonina vem do triptofano .

A dopamina e a serotonina são opostas?

A serotonina e a dopamina às vezes trabalham juntas, mas essas substâncias químicas cerebrais também podem ter efeitos opostos. Por exemplo, a dopamina pode melhorar esse comportamento impulsionado pela recompensa, como ir impulsivamente para outra fatia de torta, enquanto a serotonina ajuda a inibir os comportamentos mais impulsivos que buscam a recompensa mediada pela dopamina. Então, esqueça a ideia do anjo e do diabo descansando em seu ombro enquanto você pondera se deve ou não ceder… é realmente a dopamina e a serotonina que mandam!

Preciso de mais dopamina ou serotonina?

A melhor maneira de saber se você precisa de mais dopamina ou serotonina é fazendo um teste de laboratório . Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental. E a boa notícia é que, sendo proativo em relação à sua saúde, você pode fazer ajustes em seus hábitos diários e apoiar níveis neuroquímicos saudáveis.

Dica profissional: depois de obter os resultados dos testes de laboratório, discuta seus números com seu médico para encontrar a melhor maneira de apoiar seus níveis hormonais felizes.

Como a dopamina e a ocitocina estão conectadas?

Pesquisas sugerem que a ocitocina “hormônio do amor” pode afetar as vias da dopamina para aumentar os sentimentos de recompensa e motivação. Pense em um pai dando um abraço em uma criança para reforçar o comportamento positivo: tanto o afeto quanto as recompensas estão em jogo.

Estudos também mostraram que a ocitocina e a dopamina desempenham um papel vital no pensamento crítico e na cognição. Evidências pré-clínicas sugerem que a ocitocina e a dopamina são os principais contribuintes para o vínculo que você forma com seu parceiro e os intensos sentimentos de afeto que você sente quando olha nos olhos dele.

A ocitocina aumenta a dopamina?

Potencialmente. Estudos pré-clínicos sugerem que a atividade da oxitocina no hipotálamo, uma glândula no cérebro que regula os sistemas hormonais, contribui para a liberação de dopamina. A dopamina liberada nessas vias apoia os sistemas de recompensa do cérebro , resultando em sentimentos positivos.

Como a serotonina e as endorfinas estão conectadas?

Sabe aquela alegria que você sente quando morde seu prato apimentado favorito? Essas são suas endorfinas . Seu corpo produz esses neurotransmissores em momentos de prazer - pense em sexo, exercícios e risadas - e eles também ajudam a lidar com desconforto físico ocasional... seja a euforia que as mulheres sentem após (não durante!) o parto, ou aquela deliciosa sensação de queimação de wasabi em sushi.

E como vimos, a serotonina influencia seu humor e emoções quando está ativa no cérebro e na digestão no intestino. Então, se você está desfrutando de uma refeição picante com alguém de quem gosta, as endorfinas e a serotonina podem ser responsáveis ​​por sua noite maravilhosa!

Deixe os bons sentimentos começarem

Vamos recapitular! Serotonina, oxitocina, endorfinas e dopamina fazem parte do seu arsenal de hormônios felizes; eles influenciam como você se sente e ajudam a manter diferentes processos biológicos. Eles trabalham sinergicamente para mantê-lo com uma saúde de alto nível, portanto, níveis equilibrados de cada um são essenciais para a saúde mental e do corpo inteiro - e nunca é cedo demais para ser proativo em relação à saúde cognitiva.

Referências

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